Como fazer um cabaninha de brincar para os seus filhos e filhas

Bom dia gente linda. Vocês me pediram tanto e finalmente consegui arranjar um tempinho para editar o post com o passo a passo da cabaninha que vocês adoraram.

Então, eu estava no corre corre de organizar a festinha de Clarice (que foi nesse último sábado) e em meio a tanto aperreio eu acabei esquecendo que não tinha comprado nenhum presente para ela. Daí pensei bastante em algo que ela amaria e me veio a ideia da cabaninha. Procurei para comprar mas só encontrava online. Então comecei a fazer pesquisas e acabei encontrando vários tutoriais gringos que ensinavam a fazer a cabaninha. Então, como eu não tinha muito tempo nem muito recursos, peguei vários desses tutoriais e misturei com algumas ideias minhas e fiz a cabaninha do meu jeito, até porque eu precisava de um modelo que fosse desmontável pois lá em casa não temos muito espaço. Então com a ideia e o entusiasmo na cabeça, corri pra madeireira mais próxima. Vamo nessa?!

O primeiro passo e decidir o tamanho da cabaninha.

No meu caso, eu precisava de uma cabana que coubesse bem a Clarice e os amiguinhos, então imaginei algo em torno de 1,30m de altura por 1,20 de largura e comprimento.

Para uma cabaninha do tamanho da minha, você vai precisar de:

DSC_0068

  • 4 ripas de madeira de 1,5 m
  • 1 cabo de vassoura comum
  • Furadeira + broca para madeira número 22
  • 6 metros de tecido
  • Uma boa tesoura
  • Fofurices para decorar
  • A tinta para pintar as ripas é opcional. Eu pintei com tinta acrílica para parede 🙂

Para começar a cabaninha, use a furadeira com a broca 22 para fazer furos redondos, na espessura do cabo de vassoura nas quatro ripas, como na imagem:

DSC_0070

Passe o cabo pelo furo para iniciar a montagem da estrutura

DSC_0091

Coloque as duras ripas no cabo formando um X nas duas pontas do cabo da vassoura para que a estrutura fique pronta

DSC_0094

Vai ficar assim:

DSC_0099

Em seguida, peguei o tecido e fiz as medições para cortar de acordo com o tamanho da estrutura.

DSC_0101

Nessa etapa, eu resolvi usar umas sobras de tinta de parede para pintar as ripas e deixar mais fofinho, mas isso você faz se quiser 🙂 Na madeira crua também fica lindo.

DSC_0108 DSC_0111

Após a pintura e a medição da parte do tecido que será o “teto” da cabaninha, comecei a amarrar as pontas. Só um detalhe, para as medidas da minha cabana, o tecido do “teto” ficou com 1,2m de largura e 2,8 de comprimento que deu para cobrir toda a estrutura de madeira, mas acho importante você medir na sua estrutura antes de cortar para não ficar pequeno.

DSC_0120

Como não tenho máquina de costura e fazer isso à mão levaria muito tempo, fiz cortes de 1cm na vertical e passei um retalho de tecido entre o corte e a madeira para dar esses nós e manter o tecido firme e bem esticado. Daí depois que você cobrir o teto da cabaninha, você mede a parte de trás para cortar um triângulo fechando o fundo da cabana. Daí pra firmar é só fazer os cortes verticais e amarrar na madeira, conforme a imagem abaixo:

DSC_0125

Por último, vem a portinha da cabana. Se você quiser, nem precisa fazer, mas eu achei que Clarice iria gostar de uma porta, então medi o triângulo e dividi ao meio para deixar o espaço de entrar e sair mas uns errinhos de cálculo fizeram o tecido não chegar até o topo então tive que adaptar com outros retalhos. Acabou até ficando bonitinho 🙂

DSC_0126

Abaixo da para ver que eu usei uma parte do tecido floral para cobrir o espaço que ficou faltando no tecido verdinho.

DSC_0131

E depois disso tudo, é só decorar do jeito que você quiser 🙂 Eu coloquei flores, luzinhas de natal (se o seu filho for muito pequeno, não recomendo as luzinhas para evitar qualquer risco de choque, coloquei na de Clarice porque ela insistiu muito. Além de já ter 5 anos e entender que não pode tocar. Além disso eu nunca acendo sem estar por perto supervisionando, então, fica a dica) e pendurei uns corações dentro. Além de colocar esse tatame para a brincadeira ficar ainda mais divertida ❤ Clarice amou. Olha como a cabaninha ficou linda depois de pronta:

DSC_0130 DSC_0151 DSC_0143 DSC_0152 DSC_0154 DSC_0155 DSC_0160 DSC_0166

Clarice disse que foi o melhor presente de aniversário do mundo inteiro porque eu fiz com amor pra ela ❤

Gente, não vou dizer que é fácil e rápido, porque foi muito cansativo, passei um dia e parte da noite para terminar. Foi bem cansativo, mas todo esforço é recompensando quando você ver o brilho nos olhinhos dos pequenos se divertindo com um presente especial que você mesmo(a) fez ❤ ❤

Só para vocês terem uma ideia de custo, gastei R$30,00 com a madeira e R$47,00 com o tecido. O restante do material eu já tinha em casa, então o custo é bem baixo.

Façam e me mostrem a de você 🙂

Qualquer dúvida, comenta aqui que eu te ajudo :*

Deixe um comentário

